
A Terra tem uma estrutura interna com diferentes camadas de materiais rochosos compostos de uma grande variedade de minerais. Dentro da Terra, a energia liberada por isótopos radioativos gera um calor interno equivalente à 0,05% do calor gerado pelo Sol, mas é suficiente para produzir a energia que move as placas tectônicas e provoca o surgimento dos vulcões.
As rochas compostas de silício e oxigênio constituem o material básico da Terra. Existem três tipos de rochas: as ígneas, as sedimentares e as metamórficas. As rochas ígneas são formadas pelas atividades vulcânicas, e são compostas de material incandescente petrificado.
Todas as rochas originalmente têm origem ígnea. As rochas sedimentares são formadas pela acumulação e acomodação de camadas de sedimentos e representam 70 a 75% da superfície total da Terra. O calor e a pressão formam as rochas metamórficas, geralmente localizadas profundamente no interior da Terra.
Núcleo
O núcleo, com cerca de 3400 km de raio, é formado por rochas e por uma liga metálica constituída principalmente de ferro e níquel a uma temperatura por volta de 3500º C. Sua consistência é líquida, mas supõe-se que mais no interior exista um núcleo sólido.
0 comentários:
Postar um comentário